Existem dois tipos de pessoa:
as que têm dificuldade de começar projetos.
as que têm dificuldade de finalizar projetos.
Quem tem mais experiência criando costuma se encaixar na segunda categoria. Por isso, a edição de hoje vai falar sobre… o canto das sereias :)
As sereias são criaturas mitológicas famosas por suas vozes mágicas. Elas cantavam para atrair marinheiros, que acabavam naufragando seus navios na costa, ou morrendo quando tentavam alcançá-las.
O canto das sereias me lembra as ideias que sentimos vontade de tirar do papel quando estamos em um momento difícil do nosso projeto atual:
Elas são sedutoras porque, no início, (ainda!) não existem tantos desafios e incertezas como no meio do processo.
Resultado: muitos projetos ficam sem ponto final.
O “depois eu volto e termino” vira o “na volta a gente compra”. Navegar os problemas de um projeto antigo é sempre mais desconfortável que pular entre ideias novas.
Na mitologia grega, a solução dos marinheiros era se planejar antes: quando as sereias chegassem, eles se amarrariam nos mastros. Uma forma de seguir em frente sem depender do autocontrole.
Se a gente sabe que é difícil resistir a tentação de iniciar um projeto novo sem finalizar o atual, que comprometimentos, sistemas e recompensas podemos definir láaa no início para finalizar o que começamos?
Como você pode se preparar para o canto das sereias? :)
garimpos
🍿 passei 30 minutos e 2 segundos desenhando e contando o que PERDI (e aprendi) em 10 anos sem notificações no celular
🪵 o trabalho (e o estúdio) da Sophie Sellu são lindos demais
🌳 arte + tecnologia = linha do horizonte virando música (em inglês)
🧠 exemplos reais de como crescer sua presença online além do instagram
pum curioso
Esse pum traz um lembrete que gosto de fazer de tempos em tempos.
Todo ser humano com quem você vai interagir hoje está passando por, pelo menos, um problema chato e invisível. Na teoria, a gente sabe disso. Na prática, é fácil que isso caia no esquecimento com a correria do dia a dia.
Como a gente pode criar o hábito de tornar as nossas interações mais empáticas? :)
Um abraço! 🐢💨
o “flerte mitológico” me pegou hahahaha eu acho que deveria ser uma nova modalidade de flerte, sabe? sinto que traria mais efeito do que reagir a story😂
Adorei esse formato com analogia :)