Estudos apontam que o mini-texto abaixo fica mais emocionante se você lê-lo (que palavra estranha) com uma música dramática de fundo, hihi
Eu comecei a criar pelas redes sociais em 2017. Era um projeto anônimo, já que a minha timidez e o medo de ser julgado me “impediam” de fazer algo diferente.
O simples gesto de aparecer em fotos já era um degrau alto demais – imagina falar com uma câmera?
Mas eu sabia que era só o começo de um processo de longo prazo :)
Por isso, acho bonito ver como em 7 anos – e muitos degraus – depois, publiquei o meu primeiro vlog.
Um degrau que o Tiago-do-passado definitivamente não esperava sentir vontade de subir. Mas tem ideias e objetivos que a gente só descobre quando está em movimento :)
Se a falta de empatia do “vai lá e faz!” e a ausência de pragmatismo das frases motivacionais também nunca te ajudaram:
E se você começasse a visualizar seus objetivos (e medos) como degraus diferentes de uma escada? Um processo que te permite botar a mão na massa respeitando o seu ritmo? :)
P.S. O Ministério da Criatividade adverte: nunca me senti obrigado a mostrar minha vida pessoal. Gravar um vlog foi apenas um desafio criativo que a minha curiosidade queria explorar. Praticar a criatividade pode ser divertido 🐢
garimpos
🌲 queria me teletransportar para esse quartinho.
👁️ uma curadoria de arte feita na máquina de escrever.
📺 me sinto desconfortável (embora ache interessante) assistir alguns comerciais de TV dos anos 80, 90 e 2000.
🍄 se você pensa em começar uma newsletter (ou já tem uma), essa minha entrevista talvez te ajude a encontrar um formato diferente do mais-do-mesmo.
pum curioso
Esse é um pum sobre as perguntas-que-você-sempre-quis-me-fazer.
Vou imprimir perguntas enviadas por você e as outras pessoas que assinam essa news para gravar um Q&A (perguntas e respostas) no YouTube. O tema é livre, pode ser sobre o que você quiser:
perguntas “inúteis”
dúvidas sobre criatividade
brisas profundas
bastidores do Tira do papel
aleatoriedades
bloqueio criativo
escrita criativa
Vou respondê-las enquanto crio alguma coisa no meu estúdio :)
Você pode deixar suas perguntas nos comentários aqui embaixo (se estiver tudo bem mostrar que foi você quem perguntou) ou tocar em “Responder” nesse email (se preferir que seja anônimo).
Um abraço! 🐢💨
Se você pudesse dar apenas um conselho a quem quer desenvolver mais sua criatividade, qual seria?
Quais são os filmes, séries, livros e músicas que fazem parte do seu flow criativo? E quais são as obras que te ajudam a destravar ou se inspirar no momento em que "socorro, não tenho a mínima ideia de por onde começar!"?