Se você acha que ser multipotencial (ou generalista) é um problema, te convido a mergulhar em uma analogia culinária que surgiu em um dos plantões de dúvidas do Criatividade Sem Bloqueio:
E se pensarmos nas nossas habilidades, conhecimento e interesses como ingredientes e temperos? :¬)
Especialista: definir um prato principal é um processo de combinação mais fácil e direto porque especialistas optaram por se aprofundar em menos tipos de pratos. Por isso, existe uma curadoria intencional dos ingredientes disponíveis nas suas despensas.
Generalista: por terem explorado muitos tipos de culinária, suas despensas têm muuuitos ingredientes que não costumam ser vistos juntos. Por isso, definir um prato principal é relativamente difícil. São muitas possibilidades de combinação e existe um desejo de não deixar nada de fora.
Muitas pessoas generalistas/multipotenciais pensam que o nível de aleatoriedade dos ingredientes disponíveis é um problema.
Mas e se o real desafio fosse experimentar, priorizar e definir quais combinações fazem sentido e ter a coragem de testá-las, mesmo que você nunca tenha visto alguém fazer algo parecido antes? :¬)
garimpos
🦔 essa edição da Bits to Brands é uma aula de Branding.
🎞️ surf + arquitetura + arte + surrealismo = essas obras.
✏️ impressionado com o processo dessas ilustras da Wendy.
🌿 adoro deixar essa playlist rolando no modo aleatório quando escrevo.
pum
Esse pum traz uma pergunta para você jogar no seu grupo favorito de WhatsApp:
Sabe quando você acorda com a sensação frustrante de querer que o seu sonho tivesse sido verdade?
Vamos fingir que, magicamente, surgiu uma tecnologia que transforma sonhos em algo real. Mas você só pode usá-la uma vez. E precisa ser ainda hoje.
De todos os sonhos que você já teve… qual você transformaria em realidade? :¬)
Um abração 🐢💨
Eu sempre achei que eu era um pato, cursei Produção Editorial em que o símbolo era um camaleão... ou seja, no final das contas não sabia para onde ir e me julgava muito mal por isso. Até que eu entendi que eu poderia ser um monte de coisas e o que eu quisesse, que eu, inclusive, poderia associar mais de uma coisa e ter aí o meu diferencial ;)
Sobre o sonho, eu pensei em um que eu tenho bem gravado até hoje: eu estava muito bem de vida, mas me lembrei que nele eu recebia minha irmã em casa e ela não parecia muito bem... então, não seria esse sonho não. Difícil escolher um sonho pra ser realidade pq a gente sabe só parte do sonho, e o que tá em volta? O que acontece com as outras pessoas enquanto a gente tá vivendo aquilo tão legal?
Li o livro "Porque generalistas vencem em um mundo de especialistas" e associei na hora 🤍 muito bom inclu