Imagina que, por alguma explicação mágica, uma pessoa vai cozinhar para você pelo resto da sua vida.
Uma espécie de chef particular que molda a sua dieta de acordo com o que você comunica. Um misto de refeições que você ama e alguns experimentos para provar coisas novas alinhadas com o seu gosto, para quebrar a rotina de vez em quando.
Parece meio “óbvio” que o seu feedback seria importante, não é? :)
Sem esse direcionamento, você poderia acabar com uma dieta desalinhada dos seus objetivos, comeria o que não curte, etc.
Mas por que estou brisando sobre essa realidade fictícia onde você nunca mais precisaria chorar cortando cebola?
Porque a nossa dieta de informação funciona de uma forma muito parecida.
Os algoritmos são chefs que podem te mostrar coisas maravilhosas. Quanto melhor você comunica o que quer (e não quer!), mais intencional é o seu consumo.
Se a sua dieta de informação nutre o seu repertório, ideias e influencia diretamente como você se sente: será que não vale a pena criar o hábito de comunicar para os algoritmos o que você quer (e não quer) consumir, em vez de seguir no piloto automático? :)
garimpos
🐢 se eu voltasse no tempo, mostraria esse podcast visual com o meu maior aprendizado de 2023 para o Tiago-do-passado.
🌍 você conhecia a origem dessas 7 palavras angolanas usadas no Brasil?
📽️ o email que “começou” o YouTube e fotos do início (em inglês).
🎹 uma trilha sonora boa para escrever.
pum
Esse é um pum com mais uma edição de um joguinho que quem acompanha essa news há um tempo já jogou 👀
Vamos começar contando quantos segundos você leva para pegar o livro mais próximo de você (se usar um Kindle, conta os segundos para abrir qualquer livro).
Agora, soma o número de segundos que você levou para encontrá-lo com os minutos que estão marcados no relógio nesse exato momento. (exemplo: se você levou 5 segundos para pegar o livro e são 14h15, o resultado é 20).
O resultado dessa soma define em qual página você vai abrir o seu livro.
O que esse jogo-com-potencial-de-ser-muito-inútil fez você encontrar? Nada de especial? Um trecho inspirador? Rolou alguma coincidência? :)
Um abraço! 🐢💨
Fiz o jogo e cai nesse trecho de A vida intelectual, de Sertillanges:
Quem é guloso, preguiçoso, escravo do travesseiro e da mesa; quem abusa do vinho, do álcool, do tabaco; quem esquece de si mesmo nas excitações malsãs, em hábitos a um só tempo debilitantes e enervantes, em pecados mais ou menos perdoados periodicamente, mas cujos efeitos permanecem, como conseguirá praticar a higiene cuja necessidade acabamos de expor? Um amigo do prazer é um inimigo do próprio corpo e logo se torna um inimigo da própria alma. A mortificação dos sentidos é necessária ao pensamento, e somente ela pode nos levar ao estado clarividente de que falava Gratry. Obedeça à carne, e estará se tornando carne, e o que é preciso é tornar-se todo espírito. Por que chamam São Tomás de “Doutor Angélico”? É unicamente por seu gênio alado? Não, é porque tudo nele estava subordinado ao pensamento genial e santo, porque sua carne, oriunda das margens tirrenas, tinha-se revestido com a brancura do Carmelo e do Hermon; porque, casto, sóbrio, pronto para o ardor e afastado de qualquer excesso, era todo ele uma alma, “uma inteligência servida por órgãos”, conforme a célebre definição. A disciplina do corpo e sua mortificação, aliadas aos cuidados que lhe são necessários, dos quais elas são a melhor parte: essa é, trabalhadores cristãos, e sobretudo vocês, jovens, uma das mais preciosas salvaguardas do seu futuro.
Por coincidência o livro mais próximo de mim agora é um de receitas, que super combina com a analogia da news hahaha caiu numa receita de risoto de frutos do mar, amo 🤍🍤