11 Comentários

oi, Tiago. queria partilhar que fiz uma "limpeza" gigante no meu instagram.

seguia cerca de 3000 perfis e passei a seguir menos de 150.

motivo: estava a passar tempo demais na plataforma, sempre a ver isto e aquilo e isto. e como quero deixar de comprar coisas das quais não preciso, acabo vendo menos lojas, menos oferta e é mais fácil de gerir.

nesta fase da minha vida, esta foi a melhor solução! ❤️ evito o paradoxo da escolha (já ouviste falar?) e canalizo o meu dinheiro para coisas que me fazem falta (ou para livros, que é o meu vício #1)

Expand full comment

Lembro do fotolog, que tinha a versão gold que liberava a postagem de seis fotos por dia e a possiblidade de receber comentários ilimitados.

Expand full comment

Para mim acho que não seria um problema porque eu já ando consumindo bem pouca rede social devido o trabalho. E sempre que sinto necessidade faço uma limpeza de perfis que não fazem mais sentido eu seguir e consumir. Mas isso vai de encontro a duas coisas que têm me deixado bem incomodada nessas últimas atualizações do Instagram:

1. É que o Instagram tá quase um TikTok porque só tem vídeo e isso me deixa meio estressada quando eu rolo para baixo e só aparece vídeo. Se eu quisesse consumir vídeos curtos, teria ido para uma rede social de vídeos curtos.

2. Não sei como tá a experiência dos outros consumidores quanto a isso, mas no meu feed têm surgido muitos vídeos de gente que eu não conheço e nem sequer sigo e isso é outro ponto que incomoda bastante. Mesmo eu apontando que não quero ver, não para de aparecer. Essas novas atualizações, ao invés de me aproximar das redes sociais, estão fazendo eu me afastar.

Sobre o 'Pum', a minha escolha é voltar e reviver, mas não para mudar algo e sim apenas para reviver algum momento marcante, um sentimento, uma emoção, algo assim. (Por enquanto) eu acho que não mudaria em nada o meu passado, sabe Tiago. Essa é a beleza da vida, ela só acontece uma vez. :)

PS: Eu sempre fico reflexiva com seus textos. É absurdo o quanto eles são bons! Antigamente eu respondia no próprio e-mail quando sentia muita necessidade de falar algo a respeito, mas agora tem esse espaço aqui e é perfeito ter e partilhar com a visão dos outros.

Expand full comment

Tiago, não sei se você usou o Fotolog.

Na conta free, só podia postar uma foto por dia e receber 10 comentários.

Se fosse a conta paga, podia postar até 6 fotos por dia e receber comentários ilimitados.

Dessa forma, nosso consumo era mais lento, talvez?

Eu gostava muito dessa interação e fico pensando como não existe uma plataforma de fotos hoje em dia. Ficou tudo nesse formato vídeo, baseado em algoritmo e interações.

Penso também de que tem pessoas que só sabem interagir no digital e no presencial ficam sem assunto ou muito envergonhadas.

Enfim... percepções e pensamentos rs.

Expand full comment

Olá! Acho que iria guardar meus likes até o ultimo minuto (perfeccionista que sou!). Não sei que contagio tem essa mídia, tento me controlar, mas já estou com impulsos de olhar a tela a todo momento, insconcientemente, e então me pergunto: o que eu estou olhando aqui de novo? Vou refletir ainda mais sobre meus impulsos de consumo de informação.

Expand full comment

Nossa, me fez repensar muito quem eu sigo, quanto tempo passo lá. Infelizmente o IG ainda é a rede aonde mais converso, porque é fácil suscitar conversas via postagem e stories. Sou daquelas pessoas que tá sempre sabendo das trends...mas vale a pena isso, se não vivo como cool hunter (gente, ainda existe esse nome? risos) ?

Quanto ao apê, eu amei que ele é REAL, e não aquela estética padrão do Pinterest - tenho bode - e tem seu charme e leveza. Por último no pum, acho que teria me enveredado pra outra graduação, fui extremamente influenciada na minha escolha e isso me gerou muita confusão ao longo dos 20 anos.

Expand full comment

No efeito borboleta eu venderia a minha empresa na primeira proposta que eu recebi hahahah

Expand full comment

Meu uso do Instagram tava fora de controle, deslizar pelos reels é mais fácil e traz uma recompensa bem mais rápido que ter que fazer as tarefas de casa.

Então parei de usar o Instagram, a sensação de não "ter que postar" tudo que eu faço é libertadora.

P.s.: estar fora do Insta não me deixa longe do Tira do papel hihi, pois estou inscrita na sua newsletter, no canal do iutubi e conectada com você no LinkedIn ;)

Expand full comment