Na época da internet discada, existia o ritual de se conectar e, depois, se desconectar: você entrava, interagia com aquele espaço e, de fato, saía dali!
A separação do online e offline era bem demarcada e, muitas vezes, funcional.
Isso me lembra aqueles pássaros que mergulham só com o objetivo de pescar e, depois, voltam para a superfície. Mergulhei, pesquei e voltei.
📷 Fotografias extraídas de um vídeo do Mark Smith :)
Isso rolou até os smartphones e redes sociais mudarem essa dinâmica.
Hoje em dia, muito (mas muuuito!) dinheiro é investido para aumentar a duração do nosso “mergulho”. Afinal, quanto mais tempo na água, mais lucro para essas empresas.
Algoritmos são treinados para nos mostrar mais do que a gente gosta. Notificações tentam nos fazer voltar ao app. Esses e muitos outros estímulos são desenvolvidos para a gente entrar no piloto automático e, muitas vezes, até esquecer a razão de ter “mergulhado”.
Como você acompanha essa news, eu acredito que você também busca viver uma vida mais criativa e intencional. Por isso, deixo 2 perguntinhas no ar:
Se estar sempre online não significa estar sempre disponível, que “regrinhas” pessoais você pode criar para definir os seus limites e se proteger?
Caso te interesse: como você pode simular a dinâmica da conexão discada e criar um ritual que demarca a sua entrada e saída da internet?
garimpos
✏️ se você se compara demais com outras pessoas, considera ver esse vídeo curtinho :)
👁️ tô encantando com as colagens da Cássia
🎙️ se você cria pela internet, indico escutar de 18:59 até 56:40 desse episódio de podcast (em inglês)
🧠 a Lavínia tem experimentado com essas técnicas criativas para criar posts divertidos que simplificam ciência pelo LinkedIn :)
pum
Esse é um pum sobre as suas amizades mais próximas e um exercício que a Analiz Buiar propôs nas stories:
Como você elogiaria as pessoas que você mais gosta com descrições e/ou adjetivos específicos?
Não vale usar expressões como “gente fina”, “bacana” e “legal”, já que elas são meio genéricas e não dizem muito sobre as características dessas pessoas.
Você pode pensar, escrever, ou até enviar esse elogio-inesperado-e-bem-específico para elas :)
Um abração! 🐢💨
lendo o início do texto, eu cheguei a ouvir o barulhinho do discador e rapidamente quis pará-lo porque não passou da meia-noite ou é domingo (a conta ia sair muito cara!).
brincadeira à parte, uso algumas estratégias para (tentar) me desconectar:
- primeiro, mantenho todas as conversas de grupo do whatsapp silenciadas para sempre (com exceção do grupo do meu núcleo familiar mais restrito, em que somos apenas quatro) e, ao fim do expediente, arquivo todos os grupos de trabalho;
- segundo, desligo o celular para dormir, evitando qualquer consulta fortuita durante a madrugada (hábito que nunca tive, mas vai que...) e notificações não tão importantes;
- terceiro, a lista de apps que podem me enviar notificações é bem restrita (conversas pessoais no whatsapp, se não estiverem arquivadas; sms; uber, ifood e farmácia, se abertos em segundo plano; e ligações);
- quarto, e-mail do trabalho e redes sociais não me notificam nunca (se estou no trabalho, o e-mail está aberto no computador e - em caso de urgência - o “protocolo” é ligar. já as redes sociais são para “lazer”, então sou eu quem deve procurá-las, e não o contrário).
das grandes redes sociais, uso apenas o instagram, mas tenho perdido cada vez mais o interesse nele, porque o algoritmo tem mostrado cada vez menos o que meus amigos publicam e mais propaganda. só não saí de vez ainda porque uso para divulgar minha newsletter e manter contato com amigos que usam mais o instagram do que o whatsapp, por exemplo. mas passo cada vez menos tempo por lá.
acho que tenho uma relação saudável com a internet na maior parte do tempo: dedico mais do meu dia à leitura de newsletters (que eu gosto) e navego pouquíssimo sem rumo.
Desligo o celular as 8h, mas estou pensando em passar para 6h. 15min meu IG e whatsapp bloqueiam. Aí penso se realmente preciso de mais tempo na app. Só planejo meus posts e stories no Meta, no computador. Odeio computador então não fico muito tempo. 😁