19 Comentários
Avatar de User
Avatar de pedro rabello

lendo o início do texto, eu cheguei a ouvir o barulhinho do discador e rapidamente quis pará-lo porque não passou da meia-noite ou é domingo (a conta ia sair muito cara!).

brincadeira à parte, uso algumas estratégias para (tentar) me desconectar:

- primeiro, mantenho todas as conversas de grupo do whatsapp silenciadas para sempre (com exceção do grupo do meu núcleo familiar mais restrito, em que somos apenas quatro) e, ao fim do expediente, arquivo todos os grupos de trabalho;

- segundo, desligo o celular para dormir, evitando qualquer consulta fortuita durante a madrugada (hábito que nunca tive, mas vai que...) e notificações não tão importantes;

- terceiro, a lista de apps que podem me enviar notificações é bem restrita (conversas pessoais no whatsapp, se não estiverem arquivadas; sms; uber, ifood e farmácia, se abertos em segundo plano; e ligações);

- quarto, e-mail do trabalho e redes sociais não me notificam nunca (se estou no trabalho, o e-mail está aberto no computador e - em caso de urgência - o “protocolo” é ligar. já as redes sociais são para “lazer”, então sou eu quem deve procurá-las, e não o contrário).

das grandes redes sociais, uso apenas o instagram, mas tenho perdido cada vez mais o interesse nele, porque o algoritmo tem mostrado cada vez menos o que meus amigos publicam e mais propaganda. só não saí de vez ainda porque uso para divulgar minha newsletter e manter contato com amigos que usam mais o instagram do que o whatsapp, por exemplo. mas passo cada vez menos tempo por lá.

acho que tenho uma relação saudável com a internet na maior parte do tempo: dedico mais do meu dia à leitura de newsletters (que eu gosto) e navego pouquíssimo sem rumo.

Expand full comment
Avatar de Tiago

obrigado demais por compartilhar isso, pedro! adoro escutar experiências individuais com isso! fazemos muitas coisas parecidas hahaha!

Expand full comment
Avatar de User
Comentário apagado
Jan 19, 2024
Comment deleted
Expand full comment
Avatar de pedro rabello

é um pouco mais fácil se você for um pouco antissocial, que nem eu. rs

Expand full comment
Avatar de Erica Paim Lemos

Desligo o celular as 8h, mas estou pensando em passar para 6h. 15min meu IG e whatsapp bloqueiam. Aí penso se realmente preciso de mais tempo na app. Só planejo meus posts e stories no Meta, no computador. Odeio computador então não fico muito tempo. 😁

Expand full comment
Avatar de Tiago

uuuh! obrigado por compartilhar isso, erica :) adoro saber como as pessoas gerenciam isso

Expand full comment
Avatar de Rafa, da Italiani 🍝

Que ferramenta vc usa pra bloquear? Eu tenho dividido o dia em blocos e tem ajudado. Alem do celular fisicamente ficar longe. Mas os videos de gatinho esta sempre ali na esquina na espera pra que eu fraqueje, haha!

Expand full comment
Avatar de Lu Stopmo

Amei demais a reflexão, já te falei né que eu não conseguia ficar com as notificações do insta desligadas por mais de três dias e comecei a entender que muito disso era causado por querer escapar da realidade do meu trabalho ( aquele part time ) através das notificações que apareciam também no relógio.

Hoje já estou duas semanas com as notificações desligadas e me movimentando para mudar de trabalho ao invés de usar as notificações como um escape.

Outra coisa que tenho tentado por aqui é desligar meu celular a noite depois das nove, está indo aos poucos, as vezes ainda ligo novamente mas tem me ajudado a esquecer um pouco dele.

Expand full comment
Avatar de Tiago

gostei muito do fato de você ter investigado o porquê das notificações, lu! obrigado por compartilhar! <3

Expand full comment
Avatar de Franco Antonio

Hahahah baita analogia!

Cara, eu fico lutando ainda quando preciso postar alguma coisa, seja minha ou de cliente, porque é tipo entrar em uma loja de doces. Sabe aqueles videos de cachorros passando por um corredor feito de bichinhos de pelúcia? 😑 Vou com a mente preparada, mas quando estou conectado, me perco fácil.

Expand full comment
Avatar de Erica Paim Lemos

O IPhone tem esta opção, Rafa. Preciso também adotar a tática do fisicamente longe. Super entendo os vídeos de gatinho (no meu caso o vício é o Instagram).

Expand full comment
Avatar de Patty Cantuario

Essa news chegou em boa hora. Estava, agorinha mesmo, me questionando sobre o tempo que tenho passado, inutilmente, navegando sem rumo.

Expand full comment
Avatar de Tiago

feliz demais de ter chegado num momento bom, patty!

Expand full comment
Avatar de Deborah Morais

Sou saudosa da internet 1.0, blogs e etc. Tinha que ter parado ali, depois ficou demais kkkkk

Expand full comment
Avatar de Tiago

hahaha! :) anda tudo muito corrido...

Expand full comment
Avatar de Emanuel Bagerakis

Que saudade do status off-line

Expand full comment
Avatar de Tiago

siiim :')

Expand full comment
Avatar de Aiza Cristine Gomes

Já perdi as contas de tantas vezes que pego o celular ou entro em algum app para pesquisar algo específico e o mar de conteúdos aleatórios me fazem esquecer por um tempo o que fui fazer, puxa vida, necessito muito aprender a não perder o foco 🙆🏻‍♀️😪

Expand full comment
Avatar de Grazi Marchezini

Eu tenho pensado sobre o uso do online, principalmente pq estou novamente trabalhando de casa e agora, mais do que nunca preciso de foco. Me impus várias tarefas além do trabalhar e na primeira semana eu não consegui fazê-las e foi fácil entender o motivo. Celular. Assisti (por acaso apareceram vídeos de produtividade no meu YouTube) um vídeo em que o cara dava algumas dicas e acatei. Diminuí o uso de 5h para 3h diárias. As pessoas assustam com esse dado, mas não percebem quanto usam também. Quero diminuir mais, mas trabalhar com foco no Instagram é meio complicado. Eu simplesmente não mexo no telefone enquanto estou trabalhando e faço blocos de trabalho. Ele não faz barulho algum. Só mexo no telefone depois de 8h da manhã e até as 21h. Ou seja, ficar na cama rolando o feed do Instagram não é mais uma realidade. Eu escolho os stories que vou ver, respondo às msgs que por acaso tenha recebido. Vi um vídeo em que o cara não acessa o e-mail do celular, só do computador e em horário específico... São muitas pequenas coisas, hábitos, que a gente muda e faz uma grande diferença no final do dia.

Expand full comment
Avatar de Alexia Piesco

amei a analogia, obrigada por esses respiros!

Expand full comment