19 Comentários
Avatar de User
Avatar de Karly Nascimento

Que leve e que sensacional aprender, o que você aprendeu!

Esse aqui me IDENTIFIQUEI demais: "Aprendi que respeitar e considerar as minhas emoções e intuição na hora de fazer escolhas não significa ser uma pessoa menos racional. Pelo contrário: isso me alimenta com mais dados e perspectivas importantes para informar a minha decisão."

Eu como uma boa pisciana, emotiva e emocionada sempre me perguntei se conseguia ser racional quando necessário, e eu sempre leve em consideração o que eu senti nessas situações, que também de dão mais clareza das escolhas.

E eu sou apaixonada pelas escolhas das musicas nos stories <3 s2

Expand full comment
Avatar de Tiago

obrigado, karly <3 eu acho esse ponto que você enfatizou tãaaao importante :))

p.s. me divirto sendo "dj de stories", então sua msg me deixou feliz haha

Expand full comment
Avatar de Pauliny Marin Zito

Adorei aprender o que você aprendeu! 🙏🏼

Expand full comment
Avatar de Tiago

ahaha! obrigado, pauliny <3

Expand full comment
Avatar de Janaína Amaral

Inclusive, falando de sonhos, pra quem é criativo e gosta de entender sobre o funcionamento do nosso fazer, se ainda não leu "O oráculo da noite: a história e a ciência do sonho" do neurocientista Sidarta Ribeiro é um presentaço de Natal e uma leitura acertada pra esse período de introspecção do final de ano <3

Expand full comment
Avatar de Ka Pok

ameeeeiiiiii essa newsletter! Também voto para os aprendizados virarem uma edição mensal 😍 ps. eu não consigo lamber o cotovelo. ps 2. eu acho que a coisa mais difícil de explicar pra um gringo é “eita” 😂

Expand full comment
Avatar de Carolina Miranda

Sobre o item 8: nos últimos tempos tenho adotado uma estratégia mais incisiva, justamente pra oportunidade não acabar morrendo numa dimensão paralela - que é o que sabemos que geralmente acontece, rs. Assim que eu entro em contato com a pessoa (geralmente por msg no WhatsApp ou Instagram), eu já checo meu calendário e sugiro datas. Idealmente, eu já saio da conversa com um encontro marcado (mas é anotado mesmo na agenda, e dependendo da pessoa, eu ainda envio o convite - uso o Google agenda - pra evitar o esquecimento). Tem funcionado! Ou, pelo menos, se o encontro acaba não acontecendo, é por fatores externos. :)

Expand full comment
Avatar de Emanuel Bagerakis

Irei adotar essa abordagem na vida, muito bom haha

Expand full comment
Avatar de Carolina Miranda

Espero que dê certo pra vc! :) comigo funciona muito bem pq eu de fato já sou uma pessoa do tipo planejada e gosto de ter todos os compromissos anotados, assim eu não esqueço de nada e sei exatamente o que tem pela frente. Como é uma agenda digital, tá na palma da mão né. Surgiu a oportunidade, só abrir e ver quando tem um espacinho. Pá pum.

Expand full comment
Avatar de Emanuel Bagerakis

queria que mais pessoas fossem organizadas assim! haha. Eu tambem gosto de tudo anotadinho e agendado

Expand full comment
Avatar de Marcelo Mussarelli Corghi

sobre a número 01: tentei por um tempo ouvir áudios e vídeos em velocidade acelerada, mas acabei achando muito ruim. Voltei a ouvir tudo na velocidade 1.0

Expand full comment
Avatar de RRtrs

Como sempre, uma newsletter amável!

(sim, tô lendo só agora. Fiz uma limpa nas coisas do meu e-mail e deixei coisas importantes arquivadas para ler quando estivesse organizado o suficiente para dar a atenção merecida).

Gostaria MUITO de saber como foi o processo para você puxar na sua mente os 14 itens!

Expand full comment
Avatar de Aiza Cristine Gomes

Adorei a listinha, a gente sempre aprende tanta coisa por aqui 🤩👏🏼👏🏼👏🏼

E sobre os sonhos eu adoraria ativar essa "opção mágica", acho que não me importaria de compartilhar meus sonhos 🤔 (Pra falar a verdade eu confesso que às vezes quando sonho com alguém tenho vontade de contar pra pessoa mas fico envergonhada 😂😅)

Expand full comment
Avatar de Emanuel Bagerakis

Tenho cultivado a número 5 também, e legal se sentir mecena e ajudar o trabalho de outros criadores 💙

Expand full comment
Avatar de Janaína Amaral

Como sempre, uma newsletter deliciosa de ler!

Eu gostei muitooo da aleatoriedade 12, foi algo que aprendi ano passado e que tem moldado tudo que eu penso sobre meu próprio trabalho - hoje tomo decisões baseada também em como elas impactam a vida que estou construindo pra mim. Comecei desenhando limites (literalmente, coloquei no Mural de forma que eu pudesse entender o que era mais flexível e o que não era nem um pouco flexível numa graduação decrescente) e agora sempre lembro de olhar pra eles antes de uma decisão diícil.

E sobre essa atualização de sonhos compartilhados.... onde que eu assino? Queria agora kkkk

Expand full comment
Avatar de Dani Lima

Áudios acelerados vieram com essa proposta de te fazer ganhar tempo, mas nessa história perdemos outras coisas, como apreciar as pausas e receber o que as pessoas falam do jeito que elas falam, não do jeito que a gente quer que elas sejam. Sair da exclusividade da mente racional e conectar-se a intuição deveria ser uma das grandes buscas de muitos de nós. Tive uma fase de me encantar com carimbos, mas passou rápido pq na época não sabia onde encontrar material pra fazê-los, onde você encontrou, a propósito? Lembro-me até hoje do dia que eu disse “bora ver um dia aí pra gente fazer algo juntos” e estar esperando a mesma resposta vaga de sempre “bora!”, até que na verdade escutei um “massa, amanhã, que tal?”. Isso foi como um portal pra mim que me fez sair do mundo das ideias que nunca são concretizadas com pessoas queridas para um mundo em que as pessoas tomam iniciativas e fazem a vida acontecer. Por sorte aprendi isso bem cedo. Essa coisa de não criar expectativas, de que se empolgar é se mostrar “emocionado” ou carente acabou me tornando uma pessoa que não curtia muito as coisas que aconteciam, mesmo as boas (anedonia o nome disso). Tudo de bom que acontecia não era “mais que a minha obrigação” e isso é bem triste de viver. Então tô aí buscando meu caminho de volta emocionadíssima haha. Afinal, viver é massa! =)Eu comentaria todos os pontos, mas esse comentário ficaria mais longo do que já está, então por agora é isso hehe

Expand full comment
Avatar de Letícia Sother

Seus aprendizados conversam com muita coisa que ando pensando na minha introspecção de fim de ano! Suas newsletters tem essa tendência de acolher o que eu tô sentindo :)

Sobre o ponto 3, penso que a intuição nada mais é que nosso cérebro juntando um tanto de informações que ele adquiriu ao longo das nossas experiências, e tentando contar isso pra gente de alguma forma. Então realmente, não deixa de ser racional.

Sobre o ponto 5, uma amiga alemã aprendendo português me viu usando a palavra pesquisar, e aí foi pesquisar o significado de pesquisar. Diz ela que nunca mais vai esquecer.

O ponto 9 eu vou levar pra próxima sessão de terapia, obrigada.

Expand full comment
Avatar de Bruna Lauer

Adooooro as aleatoriedades! Poderia ser uma edição mensal! 🙄 e fiquei imaginando cada um lendo e tentando lamber o cotovelo 🤣

Expand full comment
Avatar de Renata

Tentei o 2? Tentei, e não consigo 🫠😂 Também venho descobrindo que preciso ser mais proativa para encontrar as pessoas. Tô devendo vários cafés por aí... que eu realmente queria que rolassem, mas sempre ficam em segundo plano :(

Expand full comment