9 Comentários

A respeito das conversas sobre relacionamentos longos: Não acho que se conversa pouco sobre a parte de cultivar, no meu ciclo de conversas e o que consumo sobre, pouco se fala sobre a etapa de encontrar, o que mais se fala é do depois, das dificuldades, do que precisa abrir mão e do que precisa se impor, das alegrias da conexão e dos embates diante das diferenças e tudo que engloba fazer o relacionamento continuar dando certo... Será que isso é um reflexo de eu sempre estar em relacionamentos longos, do meu ciclo de amizades/convívio ou apenas uma exceção à regra? Não sei... Algo a se observar.

Expand full comment

Grande pum! Risos. Por coincidência acabei de ler sobre amor dentro de um livro cujo foco é totalmente outro. O autor relembra a gente de que amar é um verbo, e toda a cultura coloca amar como resultado dos nossos sentimentos. Se a vida fosse como nesses roteiros hollywoodianos os sentimentos iriam comandar totalmente nossas vidas, abdicaríamos do controle (!!!)

Amor é construção diária e isso não tem o mesmo ~glamour~ que a busca e a fase da conquista. A rotina faz as pessoas esquecerem de colocar tijolinhos todos os dias...e é fácil pra mim falar, que nunca teve relacionamento longo. :')

Expand full comment

Acho que a gente recebe um monte de ideia limitada sobre relacionamentos longos e sobre relacionamentos no geral. Ouço tanto que amar é difícil, que relacionamento dá trabalho, que é um sacrifício... Onde se fala da leveza? de diferentes acordos? do respeito e da intimidade com o longo tempo?

Acho que essa ideia de encontrar o amor dá sua vida é puxada tbm, é muita expectativa em cima de uma criatura (em minha leiga opinião), mas tenho pensado muito sobre as benesses do tempo e ir de contra ideias como: fica tedioso, o sexo cai no lugar comum e como se tudo fosse um porre. Mas, amor é construído com base, a intimidade faz os corpos se conectarem de outra forma e nós estamos mudando o tempo inteiro, então não há tédio porque estamos sempre reconhecendo nossa parceria.

Acho que isso rende muitas newsletters, encontros de bares e longos áudios nos grupos de amigues.

Como sempre, puns provocativos kkkkkkk

Expand full comment

'Pumzao' muito reflexivo esse rsrs

No meu mundo ..o relacionamento sério é pra ser sério e pra sempre .. partindo disso ambos devem fazer o seu melhor mesmo que em alguns dias o melhor seja apenas 10 % .. essa parte é a que muita gente não aguenta ficar em relacionamentos longos..pois dá trabalho, e precisamos abrir mão de muita coisa também pra fazer dar certo..e precisamos ser criativos pois a rotina mata muita coisa.

Porém pelo meu ponto de vista vale muito a pena dividir a vida e os problemas com a mesma pessoa por anos ..pra mim foi e é o que me molda pra ser alguém melhor dia apos dia..existe uma eu antes do meu relacionamento e tenho encontrado muitas 'eus' durante esses anos ..

Expand full comment

Fiquei reflexiva sobre a empatia com o trabalho alheio afetando a empatia com o nosso trabalho.

Por que a gente julga tanto? E finge que não, né? Parabeniza pelo trabalho no Linkedin, nas redes, porque é assim que tem que ser. Mas julga internamente. A gente finge ter superado a falta de empatia com os outros, ou ela ainda existe?

Expand full comment

Esse Pum trouxe um assunto que eu gosto muito: relacionamentos! Diferente do que muitos pensam, amor é muito mais decisão do que sentimento. O sentimento vai e vem, amor é decidir amar aquela pessoa mesmo quando as coisas ficam difíceis. E vão ficar, tenha certeza! A convivência é assim, montanha russa. A maioria dos desgostos seriam evitados se as pessoas depositassem menos expectativas sobre às outras. Ninguém deve nada a você. Importante lembrar disso. Percebo que a grande questão hoje em dia, é que, com o passar dos anos, as pessoas têm preguiça de se dedicar ao relacionamento, sem dedicação, ele vai sim, esfriar e na sequência acabar. É basicamente uma luta contra a rotina, se deixar, ela nos devasta! Por aqui, 6 anos de relacionamento, nunca estive tão feliz!

Expand full comment