17 Comentários

Sobre relacionamentos e términos, um colega de trabalho se divorciou há uns anos e dizia duas coisas:

- Eu sou muito melhor como ex-marido do que fui como marido.

- Todo casamento deveria ser um contrato de 5 anos, renovável.

Depois disso conheci algumas situações em que as pessoas funcionavam muito melhor como "ex" do que o que eram enquanto casal.

Também sempre fiquei pensando que talvez a ideia do contrato renovável não seja ruim. Mas não é triste que seja preciso haver um "medo de acabar" para que as pessoas se dediquem a ser feliz e encontrar soluções quando surgem problemas?

Expand full comment

É triste, mas é o funcionamento humano. Parece que a gente se organiza melhor sabendo que o fim existe. Isso em tudo, repara. Pessoas que tem diagnóstico de doença grave com risco alto de morte ou sem perspectiva de cura - muito comum elas saírem curtindo super a vida, realizando sonhos e sendo quem sempre quiseram ser. Até prazo!!! Olha como a gente rende melhor quando temos prazos pra cumprir!!! O fato é que ter consciência do fim nos liberta de alguma forma.

Muito doido, mas é verdade.

Expand full comment

Acho meio triste, mas meio bom. Não vejo exatamente como "medo de acabar" mas como um ciclo de renovação, feito ano novo, sabe?! Repensar, reavaliar, tentar melhorar ou não. E o prazo para um relacionamento, assim como qualquer prazo, obrigaria a gente a priorizar as coisas. Nos tornaria mais conscientes. Sem isso a gente fica esperando algum chacoalhão ou sinal do universo para botar um fim. Eu acho que seria positivo. Eu já fiquei em um relacionamento por muito tempo, querendo acabar, e tentando acabar sem sucesso.

Expand full comment

Tem um texto lindíssimo do Freud que se chama “Sobre a transitoriedade” em que ele (super poético) faz analogia do tempo de vida de uma flor com fruição que ela nos provoca e ele pergunta- “uma flor seria menos bela se não soubéssemos que ela vai morrer daqui uns dias? Ou ela é mais bela justamente por sabermos que ela daqui a pouco vai murchar e cair?”

É um texto curtinho e nada difícil de ler, vale a pena pra pensar sobre a finitude. 😉

Expand full comment

É inevitável. Meu "departamento de anotações" performa melhor no banho, 99% das vezes. Sim, tenho um bloco de notas no banheiro. Já me acostumei com a molhadeira. Aprendi a conviver e não brigo mais comigo mesma sempre que deixo o cabelo cheio de sabão, desligo o chuveiro e vou tomar nota das ideias mais malucas que surgem nesse momento. E não, não gosto de fazer isso no celular. Gosto de fazer o download de tudo que meu cérebro decide me dar no bom e velho papel. Adorei os questionamentos finais sobre relacionamentos. Fico imaginando como seria aplicar isso. Desafiador, no mínimo.

Expand full comment

eu vou anotando as ideias nas notas do celular, para onde volto com alguma frequência em busca de ideias de textos. e depois apago as que eu já usei. acho curioso que algumas estão hibernando lá faz um tempão, esperando a hora de ganhar forma.

Expand full comment

Eu tb apagava as notas quando as usava, mas já tem um tempo que não apago mais, pois percebi que quando revisito depois de um tempo eu já tenho insights totalmente diferente em algumas delas e acaba me rendendo mais coisas…rsss

Expand full comment

Uma música que me lembra muito essa pegada sonora de fases aquáticas é da minha banda favorita: Jamiroquai - Just Another Story

Para quem curte Acid Jazz e algo mais instrumental, pode gostar bastante, recomendo fortemente!

Expand full comment

Esses dias conversei com uma amiga, que está casada há 30 anos.

Eles são um casal fofo, do tipo que faz a gente acreditar no amor.

São amigos, cúmplices e cuidadosos um com outro. Dá pra ver que não deixaram cair na rotina.

Perguntei se sempre foi assim.. afinal, casaram com 18 anos, e agora, aos 48 anos, quantas versões deles já nasceram e morreram.

Ela me disse que os primeiros 10 anos foram bem difíceis e problemáticos.

Havia muitos desencontros nos interesses da juventude.

Mas em um determinado momento, ambos decidiram que em vez de desistir, valeria mais a pena se esforçarem verdadeiramente para melhorar e resgatar este relacionamento.

Ninguém passa 30 anos com alguém e tudo é um mar de rosas...

Em 1 ano de namoro, é bem possível que o gostinho da novidade deixe tudo mais lindo e perfumado.. entretanto, o tempo e a entrega mútua podem fazer com que aos 10, 15, 20, 30, 60 anos de casados, se enxergue na outra pessoa algo que em 1 ano jamais seria viável. Mas é claro, que ter um bom relacionamento duradouro e feliz cabe a consciência de que é necessário um esforço e uma dedicação.

Refletindo sobre o casamento da minha amiga... eu penso, crises acontecem, mas elas não necessariamente definem todo um relacionamento, não querem dizer que será assim pra sempre. Mas será que em vez de pensar que é o momento de acabar ali o relacionamento, não seria melhor enxergar como sendo um recorte de tuuudo que ainda irá ser vivido?

A lealdade, estar junto do outro, nos momentos felizes e difíceis, e estar disposto a fazer mudanças saudáveis para que o amor perdure é uma das coisas mais lindas num relacionamento de longo prazo.

E não acredito que o fator motivador para o relacionamento se manter feliz, deve ser um prazo de validade. Assim como não acredito que não ter prazo de validade seja uma desculpa para não cuidar e nutrir esse relacionamento.

Expand full comment

Acredito que se houvesse um prazo de validade, as pessoas se comprometeriam menos e a relação se desgastaria mais cedo. Porque existe o risco de por esforço e dedicação e o outro decidir não renovar. Fora a ansiedade que gera.

Um casamento é um contrato de longo prazo, onde voce precisa acomodar sonhos, finanças, criação dos filhos e mais um monte de coisa. Não é possivel alcançar metas de longo prazo fazendo apenas planejamento de curto prazo.

É claro que isso envolve se perguntar de tempos em tempos se ainda estamos no caminho certo, e talvez recalibrar ou até desitir, mas o padrão deveria ser o comprometimento de longo prazo.

Digo isso estando no meu segundo casamento, onde o primeiro acabou por falta de comprometimento e o segundo esta no 11o ano e continua feliz

Expand full comment

O pum de hoje me lembrou um episódio de Família Dinossauro, que eles eram obrigados a renovar o contrato de casamento e ainda pagar uma taxa por isso. Foi assim que uma das personagens concluiu que o casamento não valia os tantos dólares de renovação e se separou.

Com isso em mente, talvez ter esse prazo de validade iria nos obrigar a analisar mais nossos relacionamentos e até nosso próprio comportamento como casal. Ou talvez nos ensinaria que o sucesso de um relacionamento não é medido em "para sempre", mas em tempo de qualidade juntos. Sei lá, viu?

Expand full comment

Você coloca muitas coisas pra gente reagir ao mesmo tempo kkkkkkk mas vamos lá:

- eu acho que relacionamentos com prazo de validade perdem aquele sentido que recebemos de compromisso e valorização. A verdade é que nenhum de nós é perfeito. Não falo de um namoro, que pra mim é feito para conhecer alguém com quem poderíamos passar o resto da vida. Mas o casamento deveria ser levado mais a sério. Me divorciei porque não aguentava mais as traições do meu marido e ele dizendo que a culpa era minha. Quem sofre é meu filho pequeno que teve que mudar toda a sua rotina por causa das aventuras do pai.

- sobre delegar funções: eu nunca pensei nessa forma de departamento kkkkk mas eu com certeza tenho muito mais clareza depois que comecei a anotar meu dia. Tudo fica bem mais leve

Expand full comment

Eu achei incrível como esta parte do texto, ativou o cérebro pra pensar além da leitura... deu uma chacoalhada rsrs

"[...] "Anotar” pode ignificar muitas coisas: escrever, desenhar, enviar um áudio, etc.[..]"

Isto por causa da palavra "ignificar", que não sei se de propósito ou não, foi usada na frase e eu achei maravilhosa a reflexão na minha cabeça sobre como mesmo que tenha sido sem querer, casou certinho demais com o contexto e a frase ficou mais...profunda.

🤍

Expand full comment

Muito bom. Aguardando o combinado #2.

Por mais desenhos-meio-feios e palavras-mal-escritas!

Expand full comment

Vinha só dizer que adorei a montagem da biblioteca hahaha, mas acabei me metendo nos comentários alheio 🙃

Expand full comment

Que tudo! Amei o piloto dessa série e já aguardo ansiosa para maratonar os próximos episódios hehehe 🤍🐢

Expand full comment