8 Comentários

sobre o pum: as pessoas se preocupariam mais em conhecer os lugares e menos em tirar fotos nos lugares instagramaveis, aqueles locais que todo mundo tira foto sempre.

Expand full comment

booooa! imagino menos "concentrações" de viagens para certos lugares que bombam pelas fotos também hehe

Expand full comment

Sobre o PUM:

Lembro da primeira e única vez que fui para Florianópolis e aceitei fazer uma trilha.

Caminhei mais do que nunca kkk Lembro como foi cansativo e acho que passei dos meus limites, mas felizmente consegui completar a trilha. Muita coisa que imaginei nunca ver e lugar que nunca imaginei que pisaria eu pisei, e foi só uma Trilha... levou umas 4h kkkk

Mas o que quero falar sobre isso é sobre o final da trilha... Foi recompensador...

Eu tenho a sensação que escalei uma montanha para ter a vista q eu tive o prazer e privilégio de ver com meus próprios olhos.

Só de lembrar me dá uma emoção e um nó na garganta.

Chegou um ponto que eu parei a trilha, enquanto meu grupo seguia, sentei numa rocha que estava bem confortável até... kkkk E fiquei só olhando. Por uns instantes até me arrependi de não ter levado o celular, mas isso foi 1 instante só... Nem me importei mais. Só fiquei ali, sentado numa rocha convenientemente confortável kkk parecia que estava ali pra tua usar pra descansar mesmo... E fiquei olhando o horizonte, um outro morro que estava na frente, um lago pequeno que na verdade era GIGANTE... o MAR do outro lado, o verde, e senti q eu estava nas nuvens. Estava bem alto mesmo. Eu simplesmente chorei ali kkkkkkk Comecei a refletir sobre as coisas, a vida, sobre a coisas, lugares, e principalmente Deus. Eu nem sou religioso nem nada, mas não sou ATEU também kkkk Acredito que Deus está dentro de nós e nas coisas que fazemos e vemos. Naquele momento, Deus era o vento forte, o morro, as arvores, a pequeno grande lago q eu tava vendo de cima, era a rocha onde eu estava sentado.

Pra finalizar sobre o PUM kkk...

Eu acredito que se essa mágica existisse, as pessoas existiriam muito mais em certo momento e lugares.

Eu digo isso pq, quando eu quero mostrar para alguém que eu fui em um local que eu consegui fotografar, eu simplesmente mostro uma foto do local no meu instagram, a pessoa vê a foto e só ...

Agora, quando eu falo sobre a minha ida a Florianópolis e sobre a trilha que fiz, eu não tenho fotos para mostrar oq eu vi e onde fui. Não levei meu celular pra todo canto...

Eu FALO e tento transmitir a emoção q eu senti vivendo aquele momento, lá em cima do morro.

Se fosse só mostrar foto não teria a mesma emoção.

Mas claro q tu pode mostrar a foto e falar também, mas fica a critério da pessoa que está vendo a foto querer saber mais sobre a foto ou não... Dsclpa o textão, empolguei. kkkk

Acredito que sem publicar as fotos as pessoas viveria e aproveitariam muito mais os lugares. Isso se for do agrado né, acredito que tem gente que vai num lugar simplesmente para fotografar, então, se não pudesse postar, nem iria.

Expand full comment

os pontos turísticos certamente estariam menos lotados se as pessoas não passassem horas tentando a selfie perfeita para o instagram.

Expand full comment

Sobre o pum: acho que as pessoas fariam mais como antigos viajantes, fotos e diário, pra talvez posteriormente se tornar um livro. Acreditam que as viagem seriam mais slow mode, sem aquela loucura de querer registrar tudo em tempo real.

Expand full comment

Eu escreveria, pra mim. Mas com todos os detalhes possíveis pra quando eu revisitasse esses registros pudesse lembrar desses mínimos detalhes.

Expand full comment

boa a reflexão da viagem. às vezes é sobre observar atentamente. a fotografia pode ajudar nesse processo. e se fotografar e não postar?

Expand full comment

Eu tenho muita vontade de fazer uma viagem para desenhar, ir passando nos lugares, museus e ir desenhando as coisas. Esse pum reviveu essa vontade.

Expand full comment